A crosta terrestre é fragmentada em vários blocos chamados placas tectônicas.
As placas tectônicas flutuam sobre o magma, uma substância pastosa e incandescente que se move lentamente no manto terrestre.
Correntes de convecção: As altas temperaturas do manto fazem com que o magma suba e ao chegar nas camadas superiores da Terra esfria e volta ao interior substituindo aquele mais quente que subiu.
As correntes de convecção pressionam as placas tectônicas, que acabam se afastando ou se chocando umas nas outras. Nas áreas de contato ou separação das placas, podem ocorrer vulcões, terremotos, dobramentos e falhamentos.
Movimento divergente das placas tectônicas (afastando umas das outras) formação de cadeias, montanhas no mar, oceano (cadeias meso oceânicas).
Movimento convergente das placas tectônicas (encontro das placas) formação de cordilheiras no continente (montanhas, dobramentos) no continente. Exemplo: Himalaia e Cordilheira dos Andes.
Os terremotos/vulcões ocorrem no encontro/afastamento das placas tectônicas portanto no Brasil não temos terremotos nem vulcões já que estamos no meio (centro) de uma placa.
Placas do mundo: